quinta-feira, 31 de março de 2011

Ressuscitando a Fé.



A nossa fé não é meramente abstrata, nem podemos dizer que seja em sua totalidade concreta. Há áreas de fé que são abstratas e áreas de fé que são concretas. Para uma vida cristã saudável é extremamente necessário que tenhamos o equilíbrio de ambos radicais, saber viver a fé racional-emocional e viver a fé prática. Hoje quando ligamos a televisão temos a oportunidade de contemplar grandes templos, galpões, ou até mesmo praças e ruas lotadas de pessoas em reuniões religiosas, seja evangélica, católica, espírita ou de qualquer outra religiosidade. Em meio a estes percebemos um ambiente de fé, pessoas chorando, pessoas com as fotografias de seus entes queridos, pessoas com terço na mão, pessoas que vibram diante de frases de impacto, pessoas que vibram diante da explanação de sua fé. Grande parte desta multidão se alimenta somente de uma fé emocional, se alimentam do que lhes é dado e voltam para a sua mesma vida sem nenhuma mudança efetiva. É a fé pela fé.

Quando uma imagem aparece em um vidro de janela uma multidão invade aquele lugar, por quê? Porque conseguem enxergar naquela mísera janela a concretização da sua fé. As pessoas estão acostumadas com uma fé emocional ou racional, uma fé que eu sinto dentro do meu coração, mas não sinto no tato das minhas mãos, não vejo com as pupilas de meus olhos, não ouço com os tímpanos de meus ouvidos. É uma fé válida e fundamental, porem fé abstrata sem a concretização da fé se torna morta. A boa fé gera transformações na nossa vida cotidiana, na nossa vida real. A fé não trabalha com mitos ela faz parte da história verídica de nossas vidas. Não consigo ver a mesma multidão que segura as fotos com tanta veemência com a mesma dedicação para cuidar dos drogados. As igrejas lotam em campanhas de fé mais o grupo de visitação de nossas igrejas são sempre pequenos. Tive uma experiência muito boa essa semana. Um grupo de jovens me procurou dizendo: pastor queremos fazer visitas aos novos convertidos aos domingos a tarde. Jovens querendo fazer visitas? Ainda mais no domingo a tarde? No dia do churrasco, do futebol, do almoço em família? Louvo a Deus pois a fé abstrata tem gerado frutos concretos.

Quero chorar no altar de Deus, quero clamar a Ele com todo o meu coração e com toda a força da minha voz. Quero cantar, adorar a Ele da melhor maneira possível, quero me prostrar e sentir a sua presença dentro de mim. Quero orar em línguas, quer dar glórias e mais glórias a Deus em minha igreja. Mais também quero chorar com os que choram. Quero cantar com aqueles que não possuem força para cantar. Quero orar também em português para que o meu irmão ouça o meu clamor pela sua vida. Quero me prostrar para erguer aquele que está caído. Quero ser capaz de gritar para pedir socorro. Pessoas estão morrendo e eu não posso me calar e me fechar em uma fé puramente emocional. Quero ver os frutos da minha fé, não frutos para mim mesmo somente, mas frutos que alimentem pessoas que estão com suas raízes secas, pessoas que estão sem água e assim estão morrendo. Por uma fé emocional, racional e pratica. Que Deus levante o Seu povo.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito legal, glórias a Deus.