sexta-feira, 20 de abril de 2012

Onde está o Discipulado?



Discipulado não tem nada de novo, pelo contrário, é a prática mais ensinada por Jesus Cristo, não somente por palavras, mas pelo seu estilo de vida.  Talvez Jesus não “esquematizou” o discipulado pois Ele sabia que o mesmo não funciona de maneira mecânica ou até mesmo institucionalizada, ou seja, discipulado não pode ser ordenado mais simplesmente vivido.  Agradeço a Deus acerca da ressurreição da discussão sobre o tema discipulado, entretanto me preocupo, pois parece que pouco caminhamos. Vejo o esforço de nossa liderança para implantar o que na verdade não pode ser implantado, mas simplesmente vivido.   Muitos confundiram discipulado com estratégias, até que boas, mas que não passavam de estratégias de crescimento.  Discipulado não é estratégia de crescimento, discipulado é simplesmente o estilo de vida daqueles que verdadeiramente seguem a Jesus.   Seria possível possuir um genuíno relacionamento com Deus sem ser discípulo ou gerar discípulos naturalmente?  Seria o discipulado sinônimo de grupos pequenos?  Pra mim longe disso.  Discipulado não é um conjunto de perguntas esquematizadas que um individuo faz ao outro, ou até mesmo células.  Deixo claro que as células são benção, porem não são sinônimo de discipulado, para que me entendam, minha igreja possui mais de 20 células, sei que é pouco diante da membresia da mesma, mas expressa a minha crença nelas e meu esforço de fazê-las frutíferas. 

Lembro-me da grande Onda das células, igrejas planejaram possuir em 2012 mais de 500 células, hoje se possuem 10 é muito.   O que aconteceu?  Será que nos deixamos iludir em uma utopia humana?  Ou será que novamente tentamos institucionalizar o que é impossível formatar?  Será possível que um curso forme mestres?  Ou será possível apostilas formarem discípulos?  Creio que não.  Não sou tolo em dizer que tais cursos não são de valia estimada para a formação do Cristão, mas dar a eles esse título é algo incompatível com sua real possibilidade.  Conversando com um grande amigo esses dias perguntei para ele: quem é o nosso referencial acerca do discipulado e do crescimento de igrejas em nossa própria igreja?  Qual igreja possuiu um crescimento explosivo para que possamos com eles aprender?  Alguma igreja possui 500 células? Não que isso seja sinal de sucesso, mas esse era o alvo que muitos disseram que Deus tinha colocado em seus corações.  Lembramos de alguns nomes de outras regiões, mas no fim ficamos em silêncio.   O que estamos fazendo de errado?  Será que alguém tem frutos com conhecimento para nos ofertar?  Teoria sem prática se torna somente teoria.  Coloco-me nesse mesmo barco, no barco de quem sonhou com coisas muito maiores e que ainda sonha,  mas que ainda está longe de tudo que esperava.   Não perco a esperança, mas não perco também a capacidade de auto avaliar, ou criticar, como preferir, a nossa realidade atual.  Falamos muito de células, mas na verdade experimentamos muito pouco os frutos delas.  Falar sem experimentar: uma hora cairemos no descrédito.  Para que isso não aconteça peço a Deus a resposta que ainda não tenho. O que nos falta Senhor?  Tentamos, mas até agora não chegamos a 3% do que sonhamos.

Talvez a grande solução para nossas igrejas envolva algo mais simples que imaginamos: santidade.   Quem sabe:  honestidade.   Ou:  fidelidade.   Poderia citar outras atitudes que são essenciais para o real crescimento de uma igreja, mas com essas três já seríamos muito mais fortes.   Amo a igreja Metodista, e acho que ela deveria ser mais amada por muitos, não usada, mas amada. 

Graças a Deus não ignoro a importância da simples caminhada Cristã.  Caminhando com Cristo e aprendendo com uma simples vida de oração, jejum e Palavra.  Relacionamento esse que me ensina, sem precisar recorrer a experiências de outros que muitas vezes não tem nada haver com as minhas necessidades, relacionamento que me faz discípulo e que me leva a discipuladores.  Uma caminhada NATURALmente cristã. Não  quero de maneira alguma anular o que já foi feito, mas ao meu ver é necessário admitirmos que até agora não funcionou, ou simplesmente não gerou o fruto esperado.  Termino esse texto com uma sensação de que é necessário mudar, que Deus abençoe e ilumine nossos líderes e assinale essa mudança que tanto precisamos.  

Um comentário:

Unknown disse...

Depois de ler esse artigo, senti como se eu o estivesse escrito. Eu só acrescentaria a HUMILDADE como algo que falta nas igrejas. Abraços.