quarta-feira, 16 de março de 2011

Avivamento de Deus ou avivamento de Lobos?


Tenho pensado muito a respeito do avivamento. Estamos experimentando ou estamos aguardando o mesmo? Seria possível estarmos vivendo um avivamento e não percebê-lo? Quando questiono a respeito disso alguns respondem: estamos vivendo, é hoje é agora. Outros: está por vir, se prepare vai ser sobrenatural. Seria o avivamento tão pequeno assim capaz de trazer dúvidas a respeito de sua existência? Ou será que as nossas expectativas acerca dele são tão distintas da realidade que quando ele veio, ou virá, impediram ou impedirá de o reconhecermos? Graças a Deus, as experiências carismáticas foram essenciais na minha vida, me lembro de quando fui batizado no Espírito Santo no alto de um monte. Como se diz: foi realmente tremendo! Sempre pensei que o avivamento significaria a reprodução de tais experiências em massa, ou seja, pessoas orando em línguas, cantando em línguas, profetizando, caindo na unção, muito choro, muita emoção, muito quebrantamento. Vale dizer, que não tenho nada contra esses tipos de manifestações, visto que experimentei muitas delas e ainda experimento algumas. Porem acho que minhas expectativas estavam erradas. Pensava que o avivamento seria sinônimo de cegos enxergar, coxos se levantar, aidéticos sendo curados, igrejas lotadas cheia de sinais e maravilhas. Não que isso não venha a acontecer ou já aconteça. Também anseio por tudo isso, entretanto, tenho percebido que esta não é ou será a maior marca do avivamento de Deus, digo de Deus pois muitos “avivamentos” humanos e mercenários são levantamos nos dias de hoje. Creio que será um avivamento do conhecimento.

Quero explicar que conhecimento é esse. De forma alguma falo de um conhecimento meramente metodológico, acadêmico ou teológico, falo de um conhecimento extremamente frutífero, um conhecimento que envolve conhecer mais as pessoas do que citações teológicas. Conhecer mais as pessoas do que até mesmo o pano histórico de cada livro da Bíblia. Conhecer mais as pessoas do que técnicas de manipulação de massas. Conhecer mais as pessoas do que as músicas gospel que estão estourando na rádio. Conhecer mais as pessoas do que os filósofos. Conhecer mais as pessoas do que as instituições. Creio em um avivamento que trás o conhecimento da graça de Deus e não somente de sua condenação. Um avivamento de libertação e não opressão. Conhecimento da Palavra de Deus, mais do que o conhecimento das formas exegéticas ou hermenêuticas. Nada substitui o momento em que o cristão abre a sua Bíblia e de maneira simples ele a lê e então através de simples Palavras ele ouve Deus, muda os seus caminhos, e enfim, experimenta a maravilhosa graça de Deus. Um avivamento de arrependimento, pois só através do conhecimento o ser humano se torna capaz de arrepender-se. Ele não somente obedece a normas e doutrinas, mas no íntimo de sua alma ele conhece o que é certo e o que é errado.

O avivamento do conhecimento é sinônimo do avivamento da revelação. É ou será um tempo em que Deus se fará cada vez mais conhecido. Não correremos atrás do que “grandes homens” dizem a respeito de Deus, mas seremos capaz de experimentar quem verdadeiramente Ele é, e pode acreditar, nesse dia nos assustaremos pois muitas coisas que dizem a respeito Dele nada tem haver com a sua essência. Clamo a Deus por esse avivamento. Não me coloco na tarefa de identificar se já houve ou haverá esse avivamento, entretanto, na minha simples opinião, acho que nem chegamos perto dele ainda. Mas brevemente estaremos perto, essa é minha expectativa. Quero sinais e maravilhas, afinal quem não quer? Porem o maior sinal que espero é o sinal do conhecimento mútuo e do conhecimento de quem verdadeiramente é o Divino.

Nenhum comentário: