segunda-feira, 9 de maio de 2011

O Diabo e o falso avivamento.



Eu jogo um pouco de Xadrez, não muito, mas sei algumas regras básicas. Uma delas e tentar descobrir o próximo passo do adversário, se você está a uma ou duas jogadas na frente dele suas chances de vencer são extremamente ampliadas. Quando nos colocamos em um tabuleiro ambos possuem a esperança da vitória, cada jogada é feita mediante a expectativa do Xeque mate. Satanás é um ótimo estrategista. Terrível para ele é entender que o jogo já começou perdido, ou seja, ele nunca será capaz de efetuar o Xeque mate, entretanto, o que o move é a esperança de deter o máximo dos peões possíveis, e quem sabe, deter algumas torres, bispos e rainhas. O Rei ele sabe que nunca poderá tocar. Por ser um bom estrategista, ele sempre tentará agir mediante os futuros atos de seu adversário. A todo o momento, ele tenta detectar o próximo passo de Deus e de Sua igreja. Para ele é lógico e verdadeiro que Deus enviará um grande avivamento para toda a face da terra. Ele crer que o Espírito Santo será derramado de maneira extraordinária sobre a igreja do Senhor Jesus, o engraçado, ou melhor, o trágico, é que ele acredita mais do que muitos daqueles que dizem conhecer as escrituras. Diante disso ele vai agir de acordo com os seus conhecimentos adquiridos.

A grande jogada de Satanás diante da evidencia do grande avivamento é justamente trazer o seu “avivamento”. Me lembro de um episódio de uma serie de Televisão chamada “todo mundo odeia o Cris”. O protagonista vai até uma loja comprar um perfume para a sua mãe. Chegando lá ele constata que o perfume que sua mãe gostaria de ganhar é extremamente caro. Qual a solução encontrada? Ele vai até um contrabandista e adquire por um preço muito mais baixo uma versão pirata do perfume. Ele chega em casa e sua mãe fica muito feliz com o presente ganho, entretanto o tempo passa e uma mancha enorme começa a surgir no pescoço dela justamente onde ela passou o perfume falsificado. O sentimento ao descobrir que tinha sido enganada foi de desapontamento e ódio, e como não podia faltar nessa série de televisão, o Cris levou uma baita surra. Isso me leva a pensar: qual o preço do verdadeiro avivamento? Muitas vezes sabemos o que queremos mas quando descobrimos o preço procuramos meios que possibilitem caminhos mais fáceis, e acabamos comprando uma falsificação do que verdadeiramente precisávamos. É justamente isso que tenho percebido na igreja em nossa contemporaneidade. As pessoas estão se contentando com aquilo que não é verdadeiro. As profecias falsificadas enchem os templos. As “pregações” meramente motivacionais tomam o lugar da Palavra profética e da denúncia. Os alvos são oferecidos e quase sempre não envolve uma vida de dedicação e santificação. Palavras mágicas são oferecidas. Métodos são explanados como a solução para uma igreja que não precisa reproduzir os meios da igreja primitiva. Como atrapalhar o genuíno avivamento? O diabo descobriu um jeito: fazer com que as pessoas pensem que já o estão vivendo mesmo mantendo seus estilos de vida descompromissados com a verdade do Reino de Deus. Lembro-me de quando fui batizado no Espírito Santo. Foi em um monte de oração na cidade de Teresópolis. Lembro-me quando o pastor Adílio impôs as mãos sobre minha cabeça e disse: sopra Espírito Santo. Naquele momento recebi algo tão tremendo que não consegui ficar de pé. Recebi o dom de línguas e minha vida foi marcada. Nunca me esqueço daquela experiência. Mas o que mais me marcou não foi aqueles poucos minutos extravagantes na presença de Deus, mas o que aquele momento causou em minha vida. O avivamento não é uma experiência é uma mudança de conduta. Chega de cair 1000 vezes na unção sem mudar o caráter. Chega de orar 10 horas em línguas e não ser capaz de dizer para o caixa da padaria “JESUS TE AMA”.

O falso avivamento está em toda parte. Como distingui-lo? Somente com intimidade. Em meio a uma multidão eu posso ouvir a voz do meu filho Esdras, não importa quantas vozes estejam ecoando, a voz do meu filho eu conheço. É assim com Deus. Quando eu conheço a voz de Deus eu não serei enganado. Quando eu almejo a voz de Deus acima de qualquer coisa a Sua voz irá se sobressair aos meus ouvidos em qualquer situação. Creio e almejo o avivamento de Deus, abomino o que é falso e não aceito conviver com pirataria.

2 comentários:

Fazendo Discipulos disse...

Paz!
Sua reflexão é muito pertinente. Precisamos de ma vivamento autêntico, precisamos gerar disicpulos comprometidos com a visão, com o Reino. Deus abençoe vc e sua familia

Anônimo disse...

adorei muio bom, sempre que faca isto , sao palavras de puro entendimento na nossa vida,