domingo, 29 de maio de 2011

Bonhoeffer. Vitorioso ou fracassado?



O que significa ter uma vida vitoriosa? Hoje o glamour fashion norte americano-europeu se tornou sinonimo de uma vida vitoriosa. Ser capaz de usar um Armani ou gravatas que custam mais que R$2.000,00, acredite existe, é demonstrar que Deus é comigo. Profeta de Deus é quem tem avião. Adolf Hitler tinha vários. Uma vida vitoriosa não pode ser medida por aquilo que você tem, mas por aquilo que você faz. O final da vida de Dietrich Bonhoeffer não foi um final glamoroso, ele morreu enforcado. Perdeu o que tinha, e ainda foi assassinado. Em uma visão “cristã” atual seria conhecido como alguém que não foi fiel e sofreu as conseqüências do peso da mão de Deus.

O pensamento atual nada tem haver com o pensamento de Deus. Por favor me entenda, não tenho dada contra ternos ou roupas bonitas, o que me incomoda é a busca dessa ostentação. Muitos “semi-apostolos” quando vêem o seu tão venerado líder com uma gravata caríssima, fará de tudo para alcançar aquele bem que para ele se torna tão preciso. Quantos confundem nobreza com luxúria. Somos nobres pois somos filhos do Rei, mas somos servos pois o próprio rei assim nos serviu. Nobres servos que não possuem em seu coração o desejo capitalista pela aparência da luxúria. Bonhoeffer sempre destacou em sua vida que “Jesus era judeu”, ou seja, ele não era nenhuma raça alienada da realidade humana, referia-se também ao contexto da perseguição alemã. Em uma de suas últimas cartas na prisão ele chama Jesus de “o ser para todos”, em suas aulas de cristologia ele sempre destacava a presença real de Jesus em meio a humanidade. Como é interessante notar como ele desprezou as honras humanas para viver a honra da fidelidade.

Foi preso e morreu enforcado. Ele foi vitorioso? O seu fim é o retrato do castigo divino? Ou ele foi fiel, e sua fidelidade assustou o infiel que o matou, sim o matou, mas não conseguiu destruir o que ele fez. Poderiam queimar a sua casa, suas roupas, suas jóias, até sua família, mas o que ele verdadeiramente tinha e valorizava ninguém poderia lhe tirar, tanto é verdade, que hoje faço dele as minhas palavras: Jesus é o ser para todos.

Nasci ouvindo isso: “quem receberá a coroa da vida eterna é aquele que não largar a sua cruz”, Tiago 1:12 fala dessa coroa. Larguemos nossas vaidades, larguemos nossa ostentação, larguemos a luxúria, só não larguemos a cruz. Vitória é resultado daquilo que fazemos e não daquilo que temos.


Nenhum comentário: