terça-feira, 22 de março de 2011

AMOR E SUCESSO.


Vivemos em um mundo extremamente competitivo, o qual a palavra sucesso é aparente nos mais distintos letreiros de nossa sociedade pós-moderna. Para muitos a palavra amor e sucesso não se encontram de forma alguma relacionadas, são opostos, acredita-se muitas vezes, que para o sucesso o amor é dispensável. Mas seria possível sucesso sem amor? É possível alguém alcançar o sucesso sem a presença desse sentimento tão “primitivo”?

Segundo André Comte-Sponville, em sua obra a Felicidade Desesperadamente, o ser humano segue em busca desesperada pela felicidade, logo, sucesso é alcançá-la. Podemos pensar que o sucesso de uma pessoa está somente relacionado com seu progresso profissional, espiritual, social e intelectual, entretando podemos afirmar que todas as conquistas alcançadas perdem o brilho quando não a compartilhamos com alguem que amamos. Ouso em dizer que sem este compartilhar de êxitos o sentimento do fracasso sempre ocupará seu lugar na alma do individuo.

Segundo Alzira Camargo Lopes, o sucesso do ser humano está intimamente ligado ao amor recebido em sua infância, afirmando que esse amor deve ser contínuo, para que, mais tarde o ser amado possa dar amor. O ser humano é dependente de amor. Se não o recebe, não o dará, se não o tem e não o dá sempre se sentirá um ser incompleto. Pode o homem se encontrar em um cargo de mais “alto calibre“, pode ser o mais dotado de inteligência e perspicácia, mas mesmo assim não possuirá a felicidade e consequentemente o sucesso. Como pastores e pastoras, lidamos com o tema do amor todos os dias. Lidamos com pessoas que não se sentem amadas mas lhes é cobrado o sucesso. Muitas vezes tratamos como um tema “corriqueiro”, mas trata-se da chave para uma vida de sucesso espiritual, intelectual, social e profissional.

Segundo Chauchard, o ser humano é dotado de um cérebro primitivo, ele tem sede de afetividade. O sucesso não pode ser desassociado do sentimento chamado amor. O homem pode alcançar os seus mais profundos limites, pode se autodenominar “pós-moderno”, mas sempre terá como ponto de partida o sentimento “primitivo” do amor para que alcance o sucesso tão almejado. O primeiro passo para uma vida de sucesso é ser amado e amar, sem esse passo os outros não se darão.

Terminando, mas ainda falando de amor e sucesso, afirmo que o amor é incompatível com os covardes, mais é um sentimento para os corajosos, pois amar é se entregar e receber o outro, e nem sempre isso é uma tarefa fácil. Ensinar o outro a amar é fazê-lo valente, é conduzi-lo ao sucesso.

Pr.Bruno Leonardo.

Nenhum comentário: